segunda-feira, 28 de maio de 2012

A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO PARA AS CRIANÇAS DEFICIÊNTES.

Partindo do histórico das deficiências, buscou-se fazer um retrospecto histórico sobre Deficiência Intelectual, a teoria histórica cultural (ou sócio-histórica), também conhecida como abordagem sócio-interacionista, elaborada por Vygotsky, como também a contribuição do lúdico para as crianças com Deficiência Intelectual.
O estudo apresenta o lúdico como uma ferramenta indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças com necessidades educativas especiais.
Nesta perspectiva, quando a prática pedagógica é trabalhada a partir de atividades com o lúdico, os educadores são conduzidos a pensar em mudanças que sejam significativas para o meio educacional, dando ênfase ao desenvolvimento cognitivo e buscando assim, provocar o amadurecimento do ser humano como todo a partir da ludicidade. Minha preocupação, foi ressaltar qual o papel que o professor deve professor deve ter diante de crianças com necessidades educativas especiais, bem como conhecer primeiramente todo seu estudo, buscando assim, propiciar condições e liberdade para que o aluno com deficiência intelectual possa construir a sua inteligência, dentro do quadro de recursos intelectuais que lhe é disponível, tornandotornando-se agente capaz de produzir significado, e conhecimento com as atividades lúdicas.Sendo assim, esta pesquisa é de suma importância, pois destaca matérias relevantes, desde o histórico da deficiência, as preocupações que ocorreram a partir do século XVIII, e destaca de forma sucinta alguns caminhos que possibilitem a utilização dos recursos lúdicos como estímulos ao processo de ensino aprendizagem.

 

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